Departamento de Mocidades AME Contagem

COMECON

A Confraternização de Mocidades Espíritas de Contagem é um evento organizado pelo Departamento de Mocidades da AME (Aliança Municipal Espírita) de Contagem e que tem como objetivo oferecer ao jovem uma oportunidade de estudo e aprendizado em um ambiente saudável durante o período de carnaval.

A COMECON acolhe cerca de 150 jovens, integrantes das mocidades de Contagem e região, em regime de internato durante os 04 dias do feriado de Carnaval, transformando o espaço de realização num grande ambiente familiar.

A definição de todo tema da Comecon acontece democraticamente a partir de sugestões depositadas em urna pelos jovens então presentes no evento, com apuração e divulgação previstos para o último dia da Comecon. Além disso, o evento mantém em sua estrutura 03 pré-encontros, denominados 1ª PRÉVIA, 2ª PRÉVIA e 3ª PRÉVIA, então obrigatórios de participação em pelo menos dois (02) para quem deseja participar da COMECON.

Resumidamente um dia é assim: inicia-se o dia com um café da manhã, em seguida temos uma leitura de abertura do dia, logo após temos dois períodos de estudo intercalados por um intervalo, após este estudo temos o almoço, horário que pode ser usado para o banho (dentro das possibilidades que a escola possa oferecer).

O período da tarde é normalmente dedicado as dinâmicas de estudo e oficinas, tendo também um intervalo entre as atividades. No fim de tarde e transcorrer da noite temos horários dedicados ao banho, ao jantar, um momento para dinâmicas de integração e apresentações artísticas, sendo que o dia encerra com um Chá e logo após um culto nos dormitórios, um momento para fixar as reflexões do dia.

A COMECON possui diversos organizadores, jovens de mocidades e/ou demais atividades da casa espírita que em sua maioria já participaram de organizações de anos anteriores ou similares em Contagem e região. Esses organizadores são divididos em comissões para um melhor andamento da preparação da Comecon, que por sua vez se dá a partir de Agosto de todo ano.

São elas: Coordenação Geral, Estudos, Serviços Gerais, Nutrição, Apoio, Integração, Artes e Secretaria.

Para participar é preciso ter idade mínima de 13 anos, devidamente autorizado pelos pais ou responsáveis; esteja há mais de um ano inserido na Doutrina Espírita, ter freqüência regular nas tarefas do Grupo Espírita em que participa, participar de pelo menos 02 prévias da Comecon e ter a inscrição efetivada com ficha aprovada e devidamente validadas pelo participante e responsável do grupo. A inscrição será realizada através do portal dmcontagem em prazo previamente estabelecido.

Faça abaixo o download do arquivo PDF do Regulamento completo da COMECON:

Regulamento PDF XXVIII COMECON